Fraiha Incorporadora

Conteúdos Fraiha

Você quer ser sustentável na sua empresa?

Leitura 4 minutos

Ser sustentável no dia a dia é um fator determinante na hora de comprar um apartamento, mas, mais que isso, certas atitudes podem ser adotadas por empresas, colaborando com a preservação do meio ambiente. 

Aqui, na Fraiha Incorporadora, acreditamos que a cultura da sustentabilidade deve ser levada a sério, indo além do discurso e com ações práticas que realmente permitam que todos os colaboradores façam parte dessa transformação. Pensamos e estruturamos metodologias de sustentabilidade dentro de nossos escritórios e, também, nas obras. 

Como ser sustentável na sua empresa? Confira nossas dicas!

Em primeiro lugar, a consciência

Ter uma empresa sustentável envolverá ações práticas, mas antes de colocar a mão na massa e adotá-las, é preciso que toda a equipe de colaboradores esteja consciente da importância e eficiência dessas atitudes.

Por aqui, nosso primeiro passo foi integrar todos na mesma sintonia, com palestras de conscientização que antecederam ações práticas, como a coleta seletiva, redução de plásticos e a verificação severa da destinação correta de lixos sólidos.

Reúna as pessoas e forneça dados reais sobre como outras empresas conseguiram combater o desperdício de materiais, por exemplo, e, com isso, aumentaram sua lucratividade e, mais que isso, colaboraram com a preservação do meio ambiente. 

Ilustre com exemplos práticos, mostrando como pequenas ações no escritório podem refletir no futuro do planeta, e que cada um é responsável por fazer sua parte. Há consultorias especializadas no mercado que podem auxiliar nessa tarefa, oferecendo workshops, auxiliando no planejamento e implantando ações personalizadas para cada caso.

Elimine os desperdícios

Aqui na Fraiha, adotamos algumas ações que parecem simples, mas que fazem toda a diferença. Eliminando o desperdício, garantimos que não haja gastos desnecessários de materiais, eliminando a geração exagerada de lixo e, por consequência, otimizando o orçamento.

A adoção de copos e canecas, substituindo os tradicionais recipientes de plástico, é um começo simples. Centenas de copos de café podem ser economizados ao longo do ano, diminuindo o risco desse material contaminar o meio ambiente, principalmente, os oceanos.

Outra situação muito comum em escritórios é o desperdício de papel, que pode ser evitado com uma política rígida de impressão. Preferir a comunicação digital e imprimir apenas o que for estritamente necessário é um passo importante. Além disso, antes de jogar fora aquelas impressões que não deram certo, verifique se elas não podem ser usadas como rascunhos, aproveitando o material ao máximo.

Quando pensamos em desperdício, pensamos logo em materiais como o plástico e o papel e, muitas vezes, não nos atentamos a outros detalhes como o uso desnecessário de energia elétrica e água. Para combater o uso exagerado de energia, por exemplo, investir em ambientes bem iluminados e lâmpadas com sensores é um bom caminho. Já para evitar o desperdício de água, é possível implantar torneiras automáticas, que desligam sozinhas e evitam que o líquido fique escorrendo desnecessariamente.

Atenção ao descarte

O descarte de resíduos é um cuidado muito importante para manter a sustentabilidade no dia a dia. Na cidade de São Paulo, há a coleta seletiva, em que materiais como vidros, plásticos, papéis e alumínio são recolhidos separadamente do lixo orgânico.

Mas, não são só esses materiais que podem e devem ser separados dos resíduos orgânicos. Medicamentos, pilhas, baterias, eletrônicos, cápsulas de café e até o óleo de cozinha têm destinos diferentes e é recomendado que cada um seja descartado corretamente.

Na Fraiha, adotamos o descarte correto de cada um desses materiais. Depois de reunidos, eles são direcionados para cooperativas, ONGs e instituições que tiram  proveito deles, utilizando-os como matéria-prima para diversos outros produtos.

A solução está nas nossas mãos

A poluição do ar e dos mares é um problema real, assim como as mudanças climáticas que afetam todo o ecossistema terrestre. Por isso, está em nossas mãos solucionar, ou pelo menos minimizar, o impacto das nossas ações no planeta. 

Adotar ações sustentáveis dentro das empresas e de casa é um pequeno passo para que possamos ter um futuro melhor. Conheça também nossas dicas para ter um apartamento mais sustentável.

Saphir Morgado de Mateus

Vila Mariana
267m²
4 suítes
650m do Parque do Ibirapuera
4 ou 5 vagas determinadas

Receba mais informações


Você é um robô? O sistema irá remover a acentuação da resposta automaticamente.