Novidades Fraiha

Razões para amar o bairro Vila Mariana

A cidade de São Paulo é conhecida por ter opções de lazer para todos os gostos. Para poder aproveitar, do bairro que cada vez mais se torna um point gastronômico, cultural e boêmio vai  para Vila Mariana .
A Vila Mariana fica próxima à região central e é muito bem servida por diversas linhas de metrô e ônibus.

Selecionamos uma série de atrações e estabelecimentos para explorar :

1. Uma das melhores pizzas da região podem ser encontradas no Quintal do Bráz, casa que pertence ao Grupo Bráz. Destaca-se no menu a Prata da Casa, que combina mussarela, queijo taleggio, aspargos, crocantes de presunto cru e ovos estrelados.

2. A cultura árabe domina os ambientes da casa de chá Khan El Kalili, localizada no bairro desde 1982. Nas catorze salas, decoradas com almofadas, tapetes e mesas baixas, os visitantes podem degustar pães e bebidas orientais. Bailarinas de dança do ventre se apresentam de terça a domingo.

3. A primeira construção moderna da cidade está localizada no bairro. A Casa Modernista foi erguida em 1928 para servir como a moradia do arquiteto russo Gregori Warchavchik (1896-1972).

4. Para quem procura agito, a melhor opção são os botecos da rua Joaquim Távora. Pelo menos dez bares se concentram nessa via. O Genuíno fica num casarão dos anos 1930, o Don Pancho serve quitutes mexicanos, e o Paralelo 12:27 possui varanda com clima de azaração.

5. Decorado com papéis de parede coloridos, e com jeitão de armazém antigo, a Doçaria da Vila vende quitutes como bolos caseiros, brigadeiros e tortas salgadas. Inusitado, o bolinho de cenoura com recheio de gorgonzola se mostra uma boa pedida.

6. Não se importe com o ambiente simples e desajeitado do bar Jabuti, aberto em 1967. A cozinha compensa a visita. É o local ideal para comer petiscos do mar, a exemplo dos bolinhos de bacalhau e do polvo ao vinagrete.

7. Além do que oferece no cardápio, a pizzaria 1900 da Vila Mariana, a matriz da rede, é uma volta ao passado. A casa fica instalada numa antiga construção do início do século 20, onde funcionava uma oficina de bondes. Fique atento à preservada fachada do local.

8. Sempre há um programa cultural para conferir no Sesc Vila Mariana. A unidade abriga um grande auditório, teatro, piscina e quadras de esporte. Na praça externa há uma instalação da artista Sonia Guggisberg que aborda o elemento água.

9. Localizada numa rua tranquila e arborizada do bairro, a Cinemateca se tornou um reduto de cinéfilos. Na programação, há mostras com clássicos do cinema nacional e internacional com ingressos em conta. Um agradável jardim com esculturas circunda o prédio de tijolos à vista.