Novidades Fraiha

Qual a importância do paisagismo em condomínios?

Grandes centros urbanos apresentam, normalmente, duas características básicas em qualquer lugar do mundo – e em São Paulo não seria diferente: a primeira delas é o avanço da economia e a oferta de tudo o que há de mais moderno em comunicação, mobilidade, lazer e tantos outros fatores que nos proporcionam uma vida confortável. Por outro lado, o grande acúmulo populacional traz o outro lado da moeda: quanto mais populosa a cidade, maior a área urbanizada, o que diminui consideravelmente as zonas verdes e o contato com a natureza. O paisagismo em condomínios surge justamente para tentar driblar este segundo aspecto.

O paisagismo em condomínios enxerga essa carência de espaços verdes em grandes metrópoles, e busca, então, aproximar o morador da natureza. Dessa forma, a finalidade do “embelezamento” e da decoração do condomínio não é o objetivo final. Ainda que um projeto paisagístico vise, sim, a beleza, o que também está em jogo é permitir que o morador, ao ter acesso a áreas verdes no próprio condomínio, possa ter uma melhor qualidade de vida.

Mas, como é possível que o paisagismo em condomínios atinja tais objetivos?

Os dois lados do paisagismo em condomínios

Quando pensamos em jardinagem e paisagismo, precisamos lembrar que estamos lidando com a natureza na maior parte dos casos. Uma simples árvore possui a capacidade de diminuir a quantidade de gás carbônico e oferecer um ar mais limpo e fresco. Isso, por si só, já abre caminho para diversos benefícios para quem entra em contato diariamente em ambientes arborizados, desde aspectos práticos, como a melhora da saúde, até emocionais, contribuindo para a sensação de bem estar e tranquilidade. Vamos conferir:

Aspecto prático: qualidade de vida

Quando falamos em paisagismo, vamos além das folhagens que decoram os halls dos condomínios e de algumas árvores que enfeitam a entrada do apartamento. Mais do que isso, um bom projeto de paisagismo se preocupa em criar áreas arborizadas em espaços comuns e abertos a todos os moradores, com a possibilidade de se realizar caminhadas e outros esportes entre o espaço verde. 

O fato das áreas verdes auxiliarem na diminuição de CO2 no ambiente e refrescar o clima cria o que chamamos de microclima: uma área delimitada dentro de uma área maior que apresenta uma qualidade do ar do que o normal para o ambiente. Isto é: um bom projeto paisagístico considera, por exemplo, o clima seco dos invernos de São Paulo e proporciona uma área aberta que ofereça, naturalmente, um microclima mais úmido e agradável.

Tudo isso melhora a saúde do morador, que poderá se exercitar num ambiente mais adequado e saudável em qualquer época do ano.

Aspecto emocional: trabalhando com emoções

Cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, comprovaram por meio de diversas pesquisas que 90 minutos diários em contato com a natureza diminui as chances de depressão e ansiedade. O levantamento foi feito em 2015, mas, antes disso, os paisagistas já possuíam essa noção. Assim, os projetos de jardinagem e paisagismo dos condomínios não devem se atentar apenas na prática de exercícios, mas também no simples fato de trazer a natureza para o morador de cidades que não dormem, que não possuem tempo de visitar parques ou outras áreas verdes cravadas no meio da selva de pedra. Podemos concluir, então, que o paisagismo em condomínios, além de proporcionar ambientes onde os moradores podem cuidar do corpo, também oferecem um local para cuidar da mente.

Paisagismo no Casa Mariana

Nada melhor do que espairecer, relaxar e cuidar do corpo e da mente depois de um dia intenso de trabalho. Foi pensando nisso que a Fraiha convidou a Benedito Abbud Arquitetura Paisagística, um dos escritórios do nicho mais procurados da capital, para assinar o projeto de paisagismo do Casa Mariana

O resultado está no nível dos condomínios de alto padrão da Fraiha, e oferecem para o morador tudo o que é necessário para um dia a dia com mais qualidade de vida e prazer. Além da decoração no hall de entrada, o Casa Mariana também possui uma grande área verde (dentro de um condomínio com 4.000 m²) com toda a estrutura para você cuidar da sua saúde, brincar com o seu pet e se entregar a toda a calmaria que a natureza pode proporcionar, cuidando do corpo e da mente.

Ficou curioso? Venha visitar nosso decorado e fique de olho no nosso site e blog!