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Como ser mais saudável no frio

O inverno está chegando, os termômetros começam a cada vez mais dar sinal de quedas nas temperaturas. E basta os dias frios aparecerem para a preguiça se instalar e os hábitos mais calóricos aparecerem. Mas o inverno também é caracterizado pelos deliciosos pratos quentes.

Para aproveitar as delícias da estação sem prejudicar a saúde, Hidrate-se! Mesmo quando não estiver com sede, lembre-se que o corpo precisa se manter hidratado em qualquer época do ano. Além da água, os chás são uma ótima opção para hidratar, pois ajudam a aquecer com poucas calorias e muito sabor. Opções que contenham cafeína são uma boa pedida, pois além de hidratarem aumentam sua energia!

E se bater aquele desejo por chocolate, faça trocas inteligentes, prefira as versões amargas (acima de 70% de cacau).

Outra dica é investir nas frutas grelhadas, assadas ou cozidas, como banana, maçã e pera, que ficam muito saborosas quentes. Incluir  especiarias como pimenta, gengibre e canela em suas preparações ajuda a intensificar o sabor do inverno sem acrescentar calorias.

Na hora de fazer aquela sopinha, prefira verduras, legumes e temperos frescos para ser a base desse prato e eleja apenas um tipo de carboidrato, que pode ser batata, macarrão, arroz ou mandioquinha. Não esqueça de caprichar nas proteínas, elas saciam porque dão mais trabalho para serem digeridas.

Por fim, no frio é importante uma boa nutrição para produzir energia e os carboidratos têm essa função. Mas, prefira massas integrais e os molhos à base de tomate ou bolonhesa, pois eles são menos calóricos que os molhos brancos.