Novidades Fraiha

A importância de comprar um apartamento que garanta a sustentabilidade no dia a dia

Não é raro encontrarmos incorporadoras e construtoras preocupadas com o meio ambiente durante a construção de seus empreendimentos. Ainda assim, as preocupações com a natureza não terminam quando os apartamentos são lançados. De fato, diversas ações podem ser realizadas pela administração do condomínio já habitado, estimulando a conscientização dos moradores, garantindo a sustentabilidade no dia a dia e valorizando o local.

No que diz respeito a ações individuais, diversas atitudes contribuem para uma convivência sustentável no condomínio – como, por exemplo, a separação de lixos recicláveis ou não reutilizáveis, a economia de água nos banhos e afins. Mas quando pensamos em condomínios de alto padrão, podemos pensar além dessas atitudes e também vivenciar experiências que, além de facilitarem nosso dia a dia, influenciam positivamente na preservação do meio ambiente. É o caso, por exemplo, de condomínios que utilizam aquecedores solares, captam águas pluviais e diversos outros serviços que fazem toda a diferença na hora de pensar sustentavelmente.

Conheça abaixo os principais serviços que ajudam a natureza oferecidos pelos melhores condomínios de alto padrão.

Captação de águas pluviais

O reuso da água da chuva é uma das melhores alternativas para os condomínios economizarem e, principalmente, uma das mais efetivas quando o assunto é contribuir com o meio ambiente. Vale lembrar que a água proveniente das chuvas, que será reutilizada, não tem fins potáveis e sim para regar jardins e lavar as outras áreas externas. Caso o condomínio não possua esse sistema quando é lançado, os custos medianos de implementação são cobertos em até apenas cinco meses, ao passo que os benefícios permanecem: estima-se que cerca de 20% seja economizado na conta no fim do mês, além de ser considerada uma prática socioambiental responsável.

Aquecedores solares

Antes concentrada em grandes indústrias, a aplicação de painéis fotovoltaicos em residências passou a ser incentivada depois da resolução 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, e estendida para condomínios pela resolução 687/2015.  Elas discorrem sobre a energia solar distribuída – isto é, a possibilidade do brasileiro produzir a própria energia elétrica por meio de placas que captam a luz do sol, a transformando em eletricidade sem impactos ambientais. 

É considerada uma das fontes sustentáveis mais práticas e rentáveis: além do baixo custo, a Aneel oferece créditos sobre o excedente de eletricidade produzido – isso sem mencionar a independência energética. Não só gerando energia elétrica, as placas fotovoltaicas também podem aquecer água, trazendo economia de eletricidade ou gás, no caso do aquecimento da água do chuveiro, por exemplo.

Saphir: sustentabilidade e conforto

Você já pensou em morar num apartamento que já oferece esses e vários outros recursos que contribuem para a praticidade do seu dia a dia e com a preservação do meio ambiente? Sem a necessidade de implantar esses serviços, o Saphir Morgado de Matheus já oferece recursos socioambientais responsáveis – sem deixar de lado seu conforto e exclusividade.

No Saphir, toda água usada nas plantas do térreo são proveniente da captação de chuvas. Além de apresentar um sistema de aspiração central completo – proporcionando o incentivo do aspirador e a diminuição do uso de água – os apartamentos deste condomínio também contam com um sistema independente de aquecedor solar na cozinha e nos banheiros, o que representa mais autonomia e economia em energia elétrica.

Quer conhecer mais sobre a responsabilidade socioambiental e o conforto do Saphir e outros apartamentos da Fraiha? Então venha conhecer os nossos apartamentos disponíveis e fique de olho no nosso blog!