Fraiha Incorporadora

Conteúdos Fraiha

5 dicas para ter um apartamento sustentável

Leitura 5 minutos

Todos os dias ouvimos sobre a importância de mantermos hábitos que respeitem o meio ambiente e permitam que a natureza não seja sobrecarregada pelo progresso da humanidade. Com algumas mudanças de hábito simples, podemos ter um apartamento sustentável e gerar menos efeitos nocivos para o ambiente que nos cerca. A Fraiha Incorporadora, por exemplo, tem como missão, oferecer empreendimentos modernos, que levem a sustentabilidade como padrão. 

Quer saber como colocar esses cuidados em prática, também na sua casa, ou decidiu comprar um apartamento novo e quer prepará-lo para este modelo? Confira nossas 5 dicas para ter um apartamento sustentável! 

Comece pela iluminação e aparelhos elétricos

Quando o assunto é a preservação da natureza, um dos grandes vilões é o alto consumo de energia elétrica, principalmente quando ela é proveniente das hidrelétricas. Além das altas contas de luz, quem utiliza muitos aparelhos elétricos acaba gastando mais que o necessário, muitas vezes.

Ter um apartamento sustentável é o resultado da adoção de algumas mudanças simples, , mas que podem ajudar muito, como a adoção da iluminação natural. Observe se os ambientes têm móveis bem posicionados, para que permaneçam bem iluminados apenas com a luz vinda de janelas abertas, evitando o  uso de lâmpadas durante o dia.

Com a adoção do home office, muita gente precisou ficar mais tempo em casa e, com isso, passou-se a utilizar, ainda mais, a iluminação artificial. Quem passa por isso, pode trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, que têm a tendência de proporcionar uma iluminação ainda melhor, gastando menos energia.

Outra dica é sempre conferir os aparelhos eletroeletrônicos. Na hora da compra, verifique as etiquetas de avaliação energética, que apontam quais os níveis de eficiência do produto e de consumo de energia. Fique atento, também, aos que têm modo stand-by e não precisam ficar ligados constantemente.

Uma tendência que vem sendo muito propagada nos últimos anos é na produção própria de energia. Quem busca por um apartamento sustentável pode investir no uso do aquecedor solar. Por meio de placas, os raios solares são absorvidos e transformados em energia elétrica.

Empreendimentos da Fraiha, como o Casa Mariana, utilizam este recurso para oferecer água quente nos banheiros e cozinhas dos apartamentos. Garantindo conforto e economia aos moradores. 

Este tipo de produção de energia é considerada “limpa”, reforçando o conceito de manter o mínimo impacto ao meio ambiente e o máximo respeito aos recursos naturais. Algo que a Fraiha Incorporadora mantém constante nas entregas de seus empreendimentos.

Cuidados com o descarte de dejetos

Uma das principais atitudes de quem busca ser sustentável é o cuidado com os dejetos de suas residências. Em São Paulo, por exemplo, há coleta seletiva programada nos bairros. Por isso, é muito importante separar o que é lixo orgânico do que é reciclável (latas, garrafas, plásticos, etc).

O ideal é que embalagens recicláveis sejam sempre lavadas antes de serem descartadas. Assim, não atraem insetos ou pragas e ajudam no processo de coleta das cooperativas que fazem a recolha destes materiais e os encaminham para o destino correto.

Não é preciso separar vidros de plásticos em casa, por exemplo, mas manter duas latas de lixo separadas, para cada tipo de descarte é, certamente, uma atitude que deixará seu apartamento muito mais sustentável.

Que tal plantar?

As hortas verticais têm atraído os olhares de muita gente. Além de garantir temperos frescos para o preparo dos alimentos, as hortas verticais também podem fazer parte da decoração da sua cozinha ou varanda gourmet

Há uma infinidade de plantas que podem ser cultivadas em pequenos vasos e que não demandam grandes habilidades em jardinagem. Além disso, cuidar desses pequenos seres vivos pode se tornar um hobby muito prazeroso, inclusive para as crianças, que passam a ter mais contato com a natureza.

Para começar sua pequena produção, você pode investir em salsinha, cebolinha, alecrim e manjericão. Plantas que, além de muito sabor, também garantirão um ótimo aroma em seu apartamento.

Faça seu próprio adubo

Já que plantar sua própria horta é uma das opções para ter um apartamento sustentável, que tal dar uma atenção especial às sobras de alimento e transformá-las em adubo?

A compostagem é um processo que valoriza a matéria orgânica e pode ser feita com o lixo produzido na sua própria casa. Nesse processo natural, fungos e bactérias degradam a matéria orgânica e passam a servir de adubo para a sua plantação. Além de ser uma solução fácil para reciclar os resíduos produzidos em sua residência.

Invista em produtos eco-friendly

Numa tradução livre, eco-friendly são produtos amigos do ecossistema. Isso quer dizer, aqueles que, desde a sua produção, têm padrões que levam em conta a redução de danos à natureza.

Seja nas embalagens, que podem ser reutilizadas ou recicladas, esses produtos também tendem a ter origem vegetal, ou até mesmo veganos, e possuem selos que atestam a minimização dos danos ao meio ambiente.

Atualmente, há uma variedade de produtos eco-friendly em diversos setores, seja no alimentício ou de produtos de limpeza e químicos, eles são facilmente encontrados em supermercados.

Vai comprar um apartamento novo? Certifique-se de que ele é sustentável! 

Independente das ações que você adotar para ser mais sustentável, lembre-se de procurar por empreendimentos que valorizem a natureza e o meio ambiente. Conte com a Fraiha Incorporadora, que há 48 anos entrega condomínios de alto padrão, com excelência e qualidade, sem deixar de lado o bem-estar dos moradores e a preocupação com o planeta.