Novidades Fraiha

4 perguntas para se pensar.

Você está pronto para comprar um apartamento?

A vida adulta é repleta de desafios importantes e uma delas é a hora certa de comprar um imóvel. Por se tratar de um investimento, é comum ficaremos em dúvida se estamos realmente prontos para realizar essa importante aquisição. Confira a seguir quatro perguntas que você deve fazer para antes de tomar uma decisão.

1. Por que devo comprar um apartamento?

O primeiro passo para analisar se é o momento certo de comprar um apartamento é conhecer e avaliar se o motivo que te faz querer realizar a compra é realmente essencial para a sua vida nesse momento: morar sozinho, investir em um bem importante, sair do aluguel ou por ter planos de constituir uma família no futuro.

2. Quero um apartamento novo ou usado?

Nesse momento, é preciso levar em conta a questão financeira. Um imóvel novo, geralmente, custa mais caro do que um usado, porém, você será o primeiro dono e morará em um empreendimento mais moderno e que costuma ter um valor mensal de condomínio mais baixo se comparado aos prédios antigos, que têm mais gastos com manutenção. É importante ponderar o que vale mais a pena, uma parcela de financiamento maior ou um condomínio com custo mais elevado.

3. Tenho renda para adquirir um imóvel?

Antes de decidir pela compra, é importante conhecer as formas de pagamento disponíveis e analisá-las, levando em conta os gastos atuais que você possui e como as parcelas entrariam em seu orçamento sem te deixar no vermelho. Além disso, é importante também avaliar se você ficará com uma reserva após investir na entrada do apartamento, que costuma ser um valor significativo.

4. Possuo um planejamento para comprar o meu apartamento?

Por ser uma decisão importante da vida adulta, é muito importante ter um planejamento sobre a compra do imóvel. Neste plano, é preciso listar o que você espera do apartamento e o que é essencial para você, por exemplo, comodidade, estar próximo ao metrô, boa vizinhança, bairro com acessibilidade, entre outros pontos.