Inspirações e dicas para decorar o quarto de crianças.

O quarto de uma criança é o ambiente mais importante para ela dentro de casa. É o lugar onde ela dorme, aprende, cresce, descansa e se diverte.

Por isso, é muito importante planejar esse ambiente e decorá-lo para que ele satisfaça as necessidades infantis – além disso ainda é preciso que ele seja confortável, divertido e que estimule a criatividade e os sentidos dos pequenos.

Conheça as dicas a seguir e inspire-se com as imagens na galeria acima.

Segurança. Uma criança ainda não possui noção do que é perigoso e pode a machucar. Por isso, é fundamental que você pense nisso por ela.

A segurança dos seus filhos é fundamental dentro de um ambiente que deve ser seu porto seguro.

Algumas providências a se tomar são usar um protetor de tomada para evitar choques de dedos curiosos, protetores de quinas para dores indesejadas e grades em beliches para o sono não acabar em um pesadelo.

Mobiliário. Como já falamos, o quarto de uma criança é um cantinho que precisa oferecer segurança e bem-estar. Por isso, pense em um quarto com móveis confortáveis e seguros, sem se esquecer do jeitinho do seu filho na hora de escolher o design e o estilo desses itens.

Independente da idade da criança, invista em móveis de boa durabilidade e com as quinas arredondadas para evitar acidentes. No caso de mesas de desenho e cadeirinhas, é importante que a altura seja adequada, para que o pequeno não fique com dor nas costas e possa apoiar os seus pés no chão sem esforço.

Parede Lousa. Essa é uma forma ainda mais criativa de dar espaço para a criança deixar a imaginação fluir nas paredes. A parede lousa é uma forma de decoração dinâmica que pode ser personalizada a qualquer momento e dá um toque de criatividade aos ambientes.

Para criar uma (ou mais) no quarto da sua criança existem dois métodos: com papel autoadesivo ou com tinta.

Brinquedos. Nada melhor do que um brinquedo colorido, cheio de formas e possibilidades para estimular a criatividade e desenvolvimento motor e cognitivo de uma criança.

Para crianças menores, ainda com pouco entendimento do que pode ou não ser levado à boca, dê preferência aos brinquedos maiores, com encaixes fáceis e produzidos com material atóxico ou macio. Para crianças maiores, os brinquedos podem ser mais elaborados, com formas variadas que exigem mais criatividade da criança para brincar e criar histórias.

Nichos, prateleiras e caixas. No quarto de uma criança você pode investir nesses três, principalmente em caixas para seus filhos guardarem brinquedos, livros, jogos e mais coisas. Fora isso, todos eles, além de servir para a organização do ambiente, têm função decorativa.

Além disso, sua distribuição deve ser bem pensada, já que devem oferecer o acesso fácil à criança. Já prateleiras e nichos com quadros, porta-retratos e objetos decorativos não entram nessa regra.

Papel de parede. O material é uma ótima opção para quartos infantis. Entre suas vantagens estão:

  • inúmera quantidade de texturas e cores;
  • facilidade para aplicar, podendo você mesmo fazer isso;
  • praticidade também para remover, já que as crianças crescem rápido e seus gostos tendem a mudar na mesma velocidade;
  • o material é de fácil limpeza e manutenção.

 

FONTE: HOMETEKA