Dicas para ter um jardim vertical em apartamento.

Última tendência em decoração e paisagismo, o jardim vertical é uma ótima opção para quem não quer ficar longe da natureza, mas não tem muito espaço e tempo. Foi por isso que juntamos para você, várias dicas ter um jardim vertical em apartamento.

Além de um ambiente muito mais aconchegante e charmoso, um cantinho verde vai trazer mais ar puro e maior conforto térmico para o ambiente. Além disso, as plantas ajudam a regular a umidade do ar e são um isolante acústico natural.

Jardim vertical

A “parede verde” como é chamada, pode ser instalada em qualquer ambiente. A varanda e o espaço gourmet são os locais preferidos por conta da iluminação, mas as salas, quartos e até os banheiros também podem receber um jardim vertical.

Na hora de criar seu jardim, é muito importante levar em consideração duas coisas principais: o tempo que você tem para cuidar das plantas e a iluminação do ambiente em que elas vão ficar.

As plantas naturais necessitam de mais atenção. Elas precisam ser irrigadas, adubadas e podadas periodicamente. A irrigação pode ser feita manualmente, com um borrifador ou pode ser automatizada, que é mais indicada para os jardins maiores.

Também há opção de utilizar plantas naturais desidratadas, que não necessitam de irrigação, sol ou qualquer manutenção, ou até mesmo as plantas artificiais, que neste caso, vão cumprir apenas a função decorativa.

Se o local escolhido para montar seu cantinho verde for a varanda, as plantas que mais se adaptam são: as samambaias, peperômias, pata de elefante, hibisco, petúnia, lavanda, bromélia, chuva de ouro, véu de noiva e todas aquelas que reagem bem à meia sombra.

Já para as áreas internas do apartamento, as mais indicadas são os cactos, suculentas, licualas e a echeverias.

Outra opção muito utilizada é a horta vertical, onde você planta as ervas que você mais usa para temperar seus pratos. As mais utilizadas são: manjericão, manjerona, salsa, orégano, hortelã, pimentas, coentro e tomilho. A a sua horta pode ou não ficar na cozinha.

Horta vertical

Para fazer seu jardim, você pode usar diversos materiais como floreiras, painéis, palets, vasos de todos os tamanhos e formatos, jardineiras, blocos de concreto, materiais recicláveis, treliças e estrados.

O importante é escolher as plantas que mais te agradam, criar um ambiente bem aconchegante para usufruir de um pouquinho da natureza na sua casa.

Todos os empreendimentos da Fraiha contam com projeto de paisagismo e de decoração de interiores nos ambientes de uso comum. Saiba mais sobre as unidades disponíveis que a Fraiha tem para você, clicando aqui.